terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Teste de aptidão


Minha sugestão é simples: favor inserir prova admissional clínica nos ingressos dos cursos de licenciatura. Em miúdos: antes do sujeito comprar sua grade de cerveja e comemorar, deveria ser encaminhado a testes clínicos, ou de aptidão se você preferir.

Por quê digo isso?

Esta que vos fala passou recentemente em dois concursos para trabalhar como professora (Sim, pobre e daí?) e nos dois casos fui submetida a exames admissionais de audiometria, avaliação acústica da voz e laringe. Quer dizer, nêgo permite que eu seja aprovada num vestibular, que passe 4 ou 5 anos na universidade fazendo o quer que seja e quando lá vou eu bonita com meu diploma de licenciada da Bahia fazer o que chamamos de "exercer a função", alguém me submete a maravilhas da tecnologia médica que podem impugnar minha contratação? Acho uma puta sacanagem.

Antes que alguém me acuse de ignorância e insira aqui qualquer discurso sobre direitos do trabalhador e blablabla em ter um diagnóstico de saúde anterior ao exercício do cargo para que blablablablablablabla tenha como comprovar uma eventual doença ocupacional e se encostar bem linda no INSS no futuro, tenho uma frase que muda tudo. Vejam bem,eu já passei nos concursos. Se os exames fossem só para garantir os direitos do escravo, oooops, trabalhador, a tia telefonista ao marcar os exames não precisava da aparentemente inofensiva frase que usou:
"BOA SORTE, QUERIDA" ela me disse.
Tire suas próprias conclusões.

Um comentário:

Ricardo Siqueira disse...

Eu já passei por uma bateria de testes físicos e psicológicos AINDA NA FASE DE SELEÇÃO.
Agora imagina o trauma que deve ser se alguém é reprovado para uma vaga por não ser considerado "psiquicamente apto". É o caso de procurar a ponte mais próxima.